Sustentabilidade das Comunidades Tradicionais de Candomblé
OFICINA DE PERCUSSÃO, ATABAQUE, IDUMENTÁRIA E CULINÁRIA AFRICANA.
Conforme previsto no projeto original e divulgação prévia, a contrapartida foi executada no dia 27/agosto/2022 na sede social no Ponto de Cultura da Entidade CENTRO DE CIDADANIA NEGRA DO ESTADO DE GOIÁS, região leste de Goiânia, onde foram realizadas as seguintes atividades:
Com as atividades desenvolvidas foi possível promover uma interação do público presente, por meio de Oficina de percussão, indumentária, atingindo assim a nossa meta e o resultado positivo da ação.
GASTRONOMIA AFRO-BRASILEIRA
Documentário com objetivo de promover e resgatar a memória da culinária trazida pelos africanos e que faz parte da cultura brasileira, tendo como abrangência o estado de Goiás.
Apresentar comidas de origem africana, bem como dos pratos de origem africana que foram agregados nas mesas do dia a dia brasileiro e hoje são parte da culinária afro-brasileira, é preciso voltar um pouco no tempo e relembrar um momento da história do nosso país.
A chegada dos portugueses durante o período do Brasil-Colônia, milhares de negros foram arrancados de suas famílias e de suas culturas, para serem trazidos da África para trabalhar no Brasil em regime de escravidão. Foi a página mais triste da nossa história, seus efeitos ecoam em nosso país, nas esferas sociais, políticas e econômicas, e deixando a importância de reconhecermos, respeitarmos e valorizarmos a força da cultura negra, que está presente em nosso país em muitas formas, e com certeza, é a gigante herança gastronômica da cultura negra que temos no Brasil.
As comidas de origem africana, depois de chegarem, foram modificadas em suas técnicas de preparo ou adaptação de ingredientes, dando origem a culinária africana no Brasil, ou a gastronomia afro-brasileira.
A África é um continente com diversas culturas, tradições e pratos típicos diversos em cada um de seus países, e a generalização “comida africana” acaba minimizando o tamanho da diversidade de pratos africanos, ingredientes e modos de preparo que podem ser encontrados em diferentes partes do continente.
Alguns dos alimentos trazidos da África para o Brasil, temos o café, a banana, o coco, o gengibre, o quiabo, o amendoim, o azeite-de-dendê, a pimenta malagueta, o jiló, o inhame, entre muitos outros itens, sempre trazidos.
Com sua imensa bagagem cultural, os negros logo criaram adaptações para preparar os pratos africanos, reinventando e transformando a arte de cozinhar a comida africana com o que tinham de disponível por aqui.
Esse movimento da cultura africana, lutando para se manter viva, tentando se adaptar perante as terríveis condições, funcionava como um vínculo com a ancestralidade e fortalecia reconstrução da identidade.
OFICINA DE DOCES AFRO
Ao serem trazidos da África para trabalhar no Brasil em regime de escravidão. O que Foi a página mais triste da nossa história, seus efeitos ecoam em nosso país, nas esferas sociais, políticas e econômicas, e deixando a importância de reconhecermos, respeitarmos e valorizarmos a força da cultura negra, que está presente em nosso país em muitas formas, e com certeza, é a gigante herança gastronômica da cultura negra que temos no Brasil.
As comidas de origem africana, depois de chegarem, foram modificadas em suas técnicas de preparo ou adaptação de ingredientes, dando origem a culinária africana no Brasil, ou a gastronomia afro-brasileira.
Através deste projeto pode-se mostrar através de uma oficina uma gastronomia de doces de origem africana e assim valorizar, difundir e dar visibilidade a diversidade dentro da gastronomia inserida na formação da cultura da população brasileira.
ARTE E MOVIMENTO EM CENA
Quando se sonha com a carreira de ator ou atriz, todos sabem da importância em fazer um excelente curso, principalmente se o futuro ator quer papéis em peças teatrais do teatro. O teatro exige muito do ator, pois devem atuar com excelentes performances, dançar e cantar, logo, ter talento é fundamental, mas fazer um curso de teatro musical se torna extremamente importante para desenvolver as habilidades e aprender as técnicas necessárias ao ofício. Desinibição, entrosamento e autoconfiança, autoconhecimento (Corpo e Voz) / Criatividade / Improvisação Livre, Improvisação Dirigida/ Introdução ao texto, criação do personagem, gravação das cenas e Avaliação e auto avaliação, todas estas ações fazem parte do ator e do teatro, e neste workshop será abordado de forma pratica em como desenvolver esta atividade
RITMOS DO CANDOMBLÉ
TURBANTE, O EMPODERAMENTO DO FEMININO
GASTRONOMIA AFRO BRASILEIRA POPULAR